quarta-feira, 4 de novembro de 2009

AMBEV VAI RESPONDER A PROCESSO POR CERVEJA LITRÃO




A Secretaria de Direito Econômico (SDE), ligada ao Ministério da Justiça, anunciou hoje que instaurou um processo administrativo contra a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev). O processo tem como base uma denúncia da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), feita à Secretaria em agosto deste ano, contra o uso pela AmBev de garrafa retornável de uso exclusivo de 1 litro - o chamado "litrão" - no mercado de cerveja.
O despacho da secretaria instaurando o processo foi publicado hoje no Diário Oficial da União. A SDE reconheceu que há "indícios de infração à ordem econômica", em razão da utilização dessa embalagem. A AmBev terá 15 dias para apresentar sua defesa à SDE.
Segundo a Abrabe, o lançamento de garrafas próprias e retornáveis pela AmBev aumenta de forma indevida o custo dos concorrentes. Isso ocorre porque, segundo a entidade, a AmBev estaria estimulando o uso das garrafas retornáveis exclusivas, por meio de campanhas publicitárias em que apresenta os preços do litrão muito mais baixos que os das garrafas de 600 ml. Além disso, a associação acusa a AmBev de permitir a troca do vasilhame de 600 ml pelo de 1 litro e, posteriormente, o do litrão apenas por outro do mesmo volume.
A SDE afirma que, em princípio, cabe a cada empresa decidir a forma pela qual quer comercializar seus produtos, podendo ser a embalagem um importante elemento diferenciador da marca. Por outro lado, ao tomar essa decisão, a empresa não pode impor custos ilegítimos aos rivais. O processo é o segundo caso envolvendo o lançamento de garrafas próprias e retornáveis pela AmBev. O primeiro, de 2008, estava ligado ao lançamento da garrafa de 630 ml que, por suas semelhanças com a garrafa padrão existente no mercado, ocasionou a adoção de medida preventiva pela SDE contra o uso deste tipo de embalagem.
A AmBev informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tem conhecimento do teor do despacho da Secretaria de Defesa Econômica (SDE) e, portanto, não fará comentários sobre a instauração do processo. "Sobre o litrão, porém, reafirmamos que se trata de uma inovação que caiu nas graças do consumidor, por oferecer o benefício de mais cerveja por um preço menor. A AmBev pretende continuar investindo em inovações para atender cada vez mais às demandas do mercado, cada vez mais exigente", acrescentou a empresa, em nota.

Fonte: Agência Estado

CONFIRA AS VAGAS DO SIMM PARA HOJE




O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) oferece vagas de emprego para esta quarta-feira (4), em Salvador. Os interessados deverão comparecer a uma das unidades do Simm na Rua Miguel Calmon, 382 – Comércio; Praça da Mangueira, 84 - Cabula VI; Estrada do Coqueiro Grande, 1.902 – Fazenda Grande II e na Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao colégio municipal Imeja – Boca do Rio, levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar.

Vagas:

Vendedor interno

2º grau, seis meses de experiência em vendas de móveis, eletros ou eletrônicos.

20 vagas

Recepcionista de hotel

2º grau, seis meses de experiência em algum sistema hoteleiro ou de pousada, possuir inglês fluente.

Agente de viagem

2º grau, seis meses de experiência na área.

Analista de Sistemas

3º grau em Análise de Sistemas, seis meses de experiência.

Copeiro

2º grau, seis meses de experiência.

Atendente de farmácia

2º grau, seis meses de experiência em farmácia.

Auxiliar de vendas

2º grau, seis meses de experiência, possuir habilitação B.

Patisseiro

2º grau, seis meses de experiência.

Encanador

1º grau, seis meses de experiência recente na função.

Chapista de veículos

1º grau, seis meses de experiência.

Balconista de auto peças

2º grau, seis meses de experiência em peças de automóveis.

Papai Noel

2º grau incompleto, seis meses de experiência e possuir barba natural.

Instalador de aparelhos telefônicos

2º grau, seis meses de experiência, possuir Kombi e curso técnico na área.

Coordenador fiscal

3º grau completo em Ciências Contábeis, 6 meses de experiência em legislação IMS Bahia.

Pintor de automóveis

1º grau, seis meses de experiência.

Encanador

2º grau, seis meses de experiência na parte elétrica, possuir habilitação A.

É MAIS VANTAGEM A GASOLINA



O preço médio do álcool nos postos baianos cresceu 7,09% no mês de outubro, segundo dados daAgência Nacionaldo Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com isso, está se tornando mais econômico voltar para a gasolina – em 46 postos visitados pela reportagem do jornal A TARDE ontem, somente em dois o álcool se mostrava mais vantajoso.
O aumento do etanol segue uma tendência nacional e deve continuar pelos próximos dois meses, opina o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis), Walter Tannus. Na primeira semana de outubro, a ANP registrou o valor médio de R$ 1,747 nos postos do Estado, enquanto que, na semana passada, o preço já era de R$ 1,871. Informações do jornal A TARDE.

ENTREVISTA: DEPUTADA MARIA LUIZA



A deputada estadual Maria Luiza Carneiro foi a entrevistada da semana do site Bahia Notícias, falou dos planos para 2010 e respondeu perguntas referente a Prefeitura de Salvador
Confira a entrevista na íntegra