quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

HIDRÔMETROS INDIVIDUAIS NAS REDIDÊNCIAS SERÁ OBRIGATÓRIO EM SALVADOR



Foi aprovado ontem (15) na Câmara Municipal de Salvador, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Gilmar Santiago (PT) que prevê a obrigatoriedade da instalação de hidrômetros individuais em cada unidade domiciliar de prédios de apartamentos, condomínios, conjuntos e loteamentos habitacionais. “Atualmente o hidrômetro é coletivo e o valor da conta da água é rateado em valores iguais para todos os condôminos. Isto tem gerado conflitos, pois o consumo é diferenciado por cada apartamento”, explicou o vereador, ressaltando o viés ecológico do seu projeto, que forçará os consumidores a serem mais conscientes no gasto da água. O projeto, que prevê ainda que novas edificações só sejam aprovadas se já apresentarem na planta hidráulica um hidrômetro comum e outro individual, segue agora para a sanção do prefeito João Henrique.

"O MOMENTO EM COPENHAGUE É TENSO", AFIRMA EDUARDO RAMOS




Em sua "Primeira Mensagem de Copenhague", o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos, informa que o momento na capital dinamarquesa "é tenso e dramático devido ao alerta do aquecimento global e à progressão das emissões de CO2 sustentada pelo aumento da demanda de energia em 60% nos próximos dez anos".
Num cenário em que há muitas exigências para que a Terra alcance um modelo de sustentabilidade, não há como confrontar o que está sendo construído desde 1982, através de encontros, conferências, convenções e protocolos internacionais, bem como a definição dos objetivos do milênio. "A impaciência dos grupos militantes aqui em Copenhague", diz Ramos, "está bem retratada no slogan de um dos grupos: 'Políticos falam - Líderes agem'".