quarta-feira, 22 de julho de 2009

RIO VERMELHO GANHARÁ VISUAL NOVO


O bairro do Rio Vermelho, que já nasceu famoso, não apenas pela sua história, mas também por abrigar luxuosos hotéis, pousadas e dezenas de bares, ganhará ainda mais brilho. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), contemplará o local com projeto de revitalização da área, que prevê além de nova infraestrutura, a instalação de um mirante, um memorial, restaurante e até a construção de um anfiteatro no estilo concha acústica. As obras devem começar em 60 dias e a ideia é dar uma cara nova ao local.
A primeira etapa será a construção do memorial Caramuru, que contará não só com um monumento em homenagem ao português Diogo Álvares Caramuru, que teria desembarcado na região no começo do século XVI, mas também aos índios tupinambás. Em seguida, as obras se concentrarão no tradicional Mercado do Peixe. "O projeto de recuperação do mercado foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira. As paredes de concreto serão trocadas por lonas tensionadas, que transmitem uma iluminação natural. Além disso, iremos padronizar os boxes", explicou o secretário Fábio Mota, que ainda ressaltou a previsão de reforçar a segurança e a iluminação externa.
E não para por aí. Além dos comerciantes do mercado, os membros da colônia União dos Pescadores da Mariquita, que fica em frente ao Mercado do Peixe, também devem ser beneficiados pelo projeto de reestruturação. "Não podemos esquecer que o grupo de pescadores está ligado à história do mercado. Na década de 1950, eles iniciaram a venda dos frutos do mar no meio da rua, o que deu origem ao nome do estabelecimento. Portanto, não seria justo deixá-los de fora". O total da área a ser revitalizada é de 14.253 m². As informações são do site da prefeitura.

MURICY NO PALMEIRAS


O acerto de Muricy Ramalho com o Palmeiras demorou, mas foi fechado na noite da última terça-feira. Desde a saída de Vanderlei Luxemburgo do clube, há 26 dias, a diretoria palmeirense tratou o ex-são-paulino como prioridade. O técnico havia gostado do projeto desde o início, mas o acordo esbarrou na questão financeira. Dias depois, as conversas foram retomadas e o acordo finalmente consumado

BOREGA


PREFEITO QUER TRAZER FÔRMULA INDY A SALVADOR


O prefeito João Hennrique (PMDB) informou que vai inscrever Salvador na disputa para sediar uma prova da Fórmula Indy em 2010. "Já na próxima semana, vou conversar com promotores do evento e saber se a cidade tem condições técnicas. Em caso positivo, vamos entrar na disputa". JH lembrou que a capital já realizou a Fórmula Renault, vai sediar a Stock Car - que já é um sucesso de público -, e, com isso, vai consolidando sua vocação em eventos automobilísticos. O prefeito lembrou que o próprio presidente Lula já manifestou publicamente o desejo de que a corrida aconteça no Brasil. A presidente da Federação Bahiana de Automobilismo, Selma Moraes, vibrou com a iniciativa. "Aos poucos, as pessoas vão percebendo que automobilismo é uma coisa séria e assim é tratado com máxima seriedade pelos baianos. Estou de braços abertos", comentou Moares, ressaltando que a própria pista onde vai acontecer a Stock Car pode servir como palco para a Indy.

terça-feira, 21 de julho de 2009

PREFEITURA GARANTE SOTK CAR EM SALVADOR ATÉ 2013


A realização da sexta etapa da Copa Nextel Stock Car 2009, que acontece em 9 de agosto, no Centro Administrativo da Bahia, está mobilizando nove secretarias municipais e 17 órgãos da Prefeitura de Salvador e já vem agitando a cidade. Os apreciadores do esporte, no entanto, podem ficar tranquilos, pois o maior evento esportivo do automobilismo nacional voltará a Salvador nos próximos quatro anos, até 2013.
Um protocolo de intenções garantindo o circuito de rua em Salvador até 2013 foi assinado nesta segunda-feira (20), pelo prefeito João Henrique, no Mais Social, no Parque da Cidade, em uma solenidade que reuniu o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; representando a União; Carlos Alberto Col, representante da Vicar Promoções, organizadora e realizadora do evento, e a Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Participaram, ainda, da solenidade, o senador João Durval Carneiro, o vice-prefeito Edvaldo Brito, e o secretário estadual Nilton Vasconcelos, representando o governador Jaques Wagner, além de deputados federais, estaduais, secretários municipais, assessores e dirigentes do trade turístico baiano.
A prova - Esta será a primeira vez que a Stock Car fará uma corrida em circuito de rua em seus 30 anos de história. Serão 16 equipes, formada, cada uma, por uma dupla, correndo nos 2,7 quilômetros de pista. A venda de ingressos começou na sexta-feira passada (dia 17) e, hoje, os bilhetes para a praça dos telões já foram todos vendidos, ao preço de R$ 5, meia entrada, e R$ 10 inteira. Os endereços dos postos de venda em Salvador estarão à disposição no site oficial da categoria, http://www.stockcar.com.br/.

Romário: Ontem preso, hoje lançando livro


Semana passada, o craque Romário esteve preso por 22 horas na 16ª DP (Barra da Tijuca) por não pagar três meses de pensão alimentícia dos dois filhos mais velhos. Ontem (20) o ex-jogador participou do livro que leva seu nome e fala da sua carreira, escrito pelo jornalista Marcus Vinicius Rezende de Moraes. Sobre a polêmica judicial, o autor disse: “O Romário superou muitas coisas durante a vida. Vai superar mais essa. Vai driblar e passar igual fez com muito zagueirão durante a carreira". E aproveitou para negar que o lançamento do livro nesta segunda-feira tenha qualquer relação com a prisão do ex-jogador: "A data do lançamento do livro já estava marcada há tempos. É um projeto, não foi de um dia para o outro”. Romário autografou alguns exemplares da obra ao público, que compareceu em peso ao evento.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

VITÓRIA - CHANCES DESPERDIÇADAS E FALTA DE SORTE


Jogando sem três jogadores titulares, todos da mesma posição e empatando pela primeira vez no Barradão neste Campeonato Brasilero, o técnico Paulo César Carpegiani tinha duas certezas: que este era o melhor time para ir ao campo e que a responsabilidade, independente do resultado, seria dele.
“Nós só tínhamos volantes para improvisar na defesa. Na sexta-feira à noite nós fizemos um treino, e graças a Deus realizamos esta atividade, porque me deu a convicção da posição que eu deveria tomar. Eu não tinha dúvidas que o time teria que ser este, mas não merecíamos estas coisas que acontecem no futebol. Criamos demais, mas não fomos felizes nas conclusões”, comentou.Carpegiani justificou porque optar por escalar os volantes Uelliton e Carlos Alberto na zaga e não aproveitar o jovem zagueiro Gabriel Paulista, de 18 anos. “Não coloquei os dois meninos juntos – referindo-se aos jovens zagueiros Reniê e Gabriel Paulista – porque eles iriam sentir demais a pressão. O Carlos Alberto teve uma boa atuação, muito seguro lá atrás e o Uelliton já havia desempenhado esta função conosco”, prosseguiu.
Depois de arrumar o lado direito, onde segundo o próprio Carpegiani o time teve dificuldades, a equipe se acertou e, infelizmente, o Vitória não traduziu em gols as chances que teve.
“Hoje não fomos felizes e deixamos de ganhar mais dois pontos. Eu não acredito em azar e sim em competência. Tivemos uma maior posse de bola, mas hoje não era o nosso dia mesmo”, concluiu.
Carpegiani marcou a reapresentação dos jogadores para esta segunda-feira, às 15h30. O time treina terça-feira, à tarde, e quarta-feira, pela manhã, viajando em seguida para São Paulo. Quinta-feira, às 21 horas, enfrentará o Corinthians, no Pacaembu.
Os zagueiros Victor Ramos, Wallace e Anderson Martins e mais o volante Vanderson estarão à disposição do treinador.
Durante a coletiva, o técnico confirmou que indicou à contratação o zagueiro Fábio Ferreira, que trabalhou com ele no Corinthians: “Foi indicação minha. É rápido, sabe jogar firme e fará parte do grupo. Para não sermos mais pego de surpresa como fomos contra o Atlético, ele é uma boa contratação”, disse.

PREPARATIVOS FINAIS PARA A STOK CAR


O prefeito João Henrique assina nesta segunda-feira (20), às 14h30, no Mais Social, a ordem de serviço para o asfaltamento dos acessos ao circuito da Stock Car Salvador, evento que acontece na capital baiana, no próximo dia 9 de agosto. Além da apresentação de carros que participarão da corrida, sexta etapa da temporada 2009, também serão anunciados os patrocinadores. Nos seus 30 anos de história, é a primeira vez que a categoria realiza uma etapa no Nordeste e nas ruas.

POLÍTICA - SUPERINTENDENTE DO IBAMA NA BAHIA PODE SER PRESO

Procuradores da prefeitura de Salvador entram hoje com pedido de prisão contra o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, além de uma ação criminal, por descumprimento de decisão judicial. Apesar de impedido legalmente de obstruir os trabalhos do município numa área da Paralela, inclusive também por outra determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), Célio é acusado de desconhecer e desrespeitar instruções superiores, ferindo norma baixada desde 2004 pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O Ibama, segundo entendimento da Procuradoria, não poderia paralisar os trabalhos, como o fez, burlando o que reza instrução do pleno do TJ-BA, publicado em 21 de setembro do Diário Oficial do Judiciário, que diz que qualquer cidadão ou autoridade que entenda como equivocada ou mesmo ilegal certa decisão judicial deve buscar a sua destituição pelo próprio Poder Judiciário, não podendo descumpri-lo simplesmente. O superintendente do Ibama no estado é também denunciado por supostas ofensas ao TJ-BA. As informações são da Tribuna da Bahia.