quarta-feira, 1 de julho de 2009

POLÍTICA - PREFEITO VAI A BRASÍLIA DISCUTIR COPA DE 2014


O prefeito João Henrique participou hoje (dia 30) do encontro promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos de Capitais, em Brasília, que contou com a participação dos 12 prefeitos das cidades brasileiras que serão subsedes da Copa de Futebol de 2014. Ele levantou uma questão importante e que praticamente norteou os debates ao longo da reunião - a matriz de responsabilidades pertinentes a cada uma das três esferas do poder público: a Prefeitura, o Estado e a União, em relação aos preparativos para a Copa de 2014. Também destacou a necessidade de que sejam detalhadas as ações e iniciativas que deverão ser desenvolvidas em parceria pelos diversos níveis do poder público.

Os demais prefeitos que sediarão o maior evento de futebol do planeta fizeram coro com o prefeito de Salvador, demonstrando igual preocupação junto aos ministros das Cidades, Márcio Fortes, e dos Esportes, Orlando Silva, presentes à reunião, além do presidente da Frente, João Coser.

Por conta da questão, o ministro Orlando Silva assegurou que o presidente Lula irá convocar, nos próximos 20 dias, um encontro com os governadores e prefeitos de estados e capitais onde a Copa será realizada para que seja elaborado um documento definindo, de forma clara e objetiva, as responsabilidades de cada gestor na organização dos preparativos para a Copa. Tal medida também assegurará que as ações voltadas para o evento sejam realizadas de forma integrada e harmoniosa entre as esferas de poder, evitando-se, inclusive, a superposição de tarefas.

Tanto João Henrique quanto os demais gestores municipais saíram da reunião convencidos e otimistas do êxito da Copa de futebol no Brasil. "Saio desta reunião ainda mais otimista, convencido do sucesso da Copa de 2014", afirmou o prefeito, que defendeu a integração e a harmonia entre o Estado e a Prefeitura de Salvador nas discussões de todos os temas pertinentes à Copa. O objetivo do prefeito é atuar de forma articulada com o Estado para evitar superposição de ações e potencializar resultados.

O prefeito ressaltou que o grupo de trabalho Copa do Mundo Salvador 2014, criado pela Prefeitura de Salvador para tratar especificamente do assunto, está trabalhando cada vez mais em sintonia com os representantes do governo do Estado. Coordenado por Miguel Kertzman, está se reunindo regularmente com o objetivo de desenvolver projetos e ações voltados para a Copa. Fazem parte do grupo representantes da Setin, Sedham, Saltur, Sucom, Secom e Sesp.

Investimentos

Com os recursos nacionais e internacionais para a Copa do Mundo, Salvador receberá investimentos anuais da ordem de R$ 1 bilhão até 2014, para aplicar em obras e intervenções pela cidade, como melhoramento do sistema viário, drenagem de canais, contenção de encostas e recuperação de áreas degradadas.

Caberá à Prefeitura a realização de obras como melhoramento das vias de acesso à cidade, da mobilidade urbana, revitalização de áreas como Avenida Suburbana, Península Itapagipana e intervenções que terão impacto direto na Baía de Todos-os-Santos. Outro ponto importante resultante do projeto da Copa do Mundo será a criação do Plano Diretor de Drenagem da Cidade, que visa acabar de vez com atuais áreas de alagamento da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário